Aprendiz: Educação à distância e rede social

Para alguns, não passa de uma ferramenta de aprendizado à distância, com aulas e apostilas para estudo, porém, na visão de outras pessoas, o Aprendiz é uma ferramenta completa, que além de servir de apoio didático online para os graduandos, funciona também como uma rede social de amizades, namoros ou até mesmo para quem deseja divulgar sua empresa ou negócio. A Unama disponibiliza o portal desde 2004. De lá para cá, muitas relações se iniciaram com um simples “Oi.”

Inicialmente, nos idos de 2004, o Aprendiz foi criado a partir de um projeto criado pelo curso de Ciência da Computação, com a finalidade de substituir o antigo sistema adotado pela Universidade, o TelEduc, software livre concebido pela Unicamp, e criar um curso que pudesse ser feito totalmente à distância. Com o passar do tempo, o programa foi sendo aperfeiçoado e 2006 passou a ser distribuído para todos os cursos de graduação da Unama.

Em média, cerca de 400 pessoas passam pelo Aprendiz todos os dias. São pessoas que vão atrás de apostilas e aulas, pessoas à procura de novas e amizades e pessoas com as mais diversas finalidades. A diversidade de opções dispostas na página é a grande responsável por torná-lo muito acessado. Além dos conteúdos didáticos, possui suporte, mural de recados, grades disciplinares separadas por turma, grupos de alunos, bate-papo e perfil, onde o aluno pode colocar/alterar foto, além do nome e e-mail.

A realidade das redes sociais virtuais consiste em agregar várias pessoas em um mesmo ambiente sem que elas obrigatoriamente se conheçam, e é essa facilidade que atrai cada vez mais adeptos, além de estar em um mundo virtual onde a vergonha muitas vezes é deixada de lado, a facilidade de fazer contato e a rápida identificação são um chamativo básico. Essas congregações são de livre acesso para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Cada vez mais surgem novas redes, adaptando-se à necessidade de cada povo, onde costumes e culturas são muito diferentes.

Num mundo onde as relações estão cada vez mais estreitas e a facilidade de criar contatos é vasta, redes sociais como o Aprendiz surge para completar uma lacuna inexistente em termos de educação à distância, e de quebra, conseguiu reunir uma comunidade acadêmica inteira, de forma que a virtualidade não fique somente no ensino, mas sim acabe por integrar os futuros profissionais do mercado de trabalho, já que o mundo de hoje é interligado, não há nada melhor do que educar, formar e unir.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s